segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

EXPERIÊNCIAS SÃO MELHORES QUANDO SABEMOS QUE ELAS VÃO ACABAR

Mesmo momentos negativos podem ser vistos como prazerosos no fim.

Sabe aquela novela que você adorava? As últimas semanas foram as melhores, certo? E quem não se lembra da última parte da saga O Senhor dos Anéis. Saímos todos do cinema com a sensação de que aquele era o melhor filme da saga e, talvez do ano. Fãs de Harry Potter passaram, recentemente, por essa experiência também.


Essas vivências podem ter sido tão marcantes para você porque anunciavam o fim de um ciclo. Um novo estudo feito pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, sugere que até mesmo quando forem doloridas ou negativas, as experiências tendem a ser mais prazerosas quando têm prazo para acabarem. 

Para testar essa teoria, os pesquisadores submeteram dois grupos de voluntários a experimentarem diferentes tipos de chocolate – ao leite, amargo, meio-amargo, de caramelo ou com amêndoas. Além da deliciosa tarefa de experimentar, os participantes deveriam relatar o quanto gostavam do chocolate. 

Os pesquisadores puderam notar, então, que, mesmo que os chocolates fossem dados em ordens invertidas, os mais gostosos eram sempre os que eram distribuídos no final do experimento. 

Isso explica porque você tende apreciar o último livro da série, o último filme da saga, as últimas semanas da novela, a última bolacha do pacote, entre tantas outras últimas coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário