sábado, 12 de janeiro de 2013

CONHEÇA VERDADEIROS PARAÍSOS PARA QUEM É FÃ DE LITERATURA: 12 BIBLIOTECAS FAMOSAS MUNDO AFORA


Bibliotecas são espaços de cultura e lazer, mas apesar de muitas pessoas não gostarem de frequentá-las, elas são essenciais no cotidiano de todas as cidades. Verdadeiros templos do conhecimento, as construções que abrigam livros pelo mundo afora impressionam pela sua beleza e magnitude.

O blog Genno e Scientia elaborou uma seleção de imagens com algumas das mais bonitas e imponentes bibliotecas do mundo. Confira:

1. Biblioteca do Congresso: É a instituição cultural mais antiga dos Estados Unidos. Possui mais de 140 milhões de itens. Está localizada no Distrito de Columbia.


2. Biblioteca da Abadia de São Galo: É o acervo mais antigo da Suiça. Possui mais de 160 mil volumes, incluindo 2 mil manuscritos. Localiza-se no nordeste do país.


3. Biblioteca Geisel: É a principal biblioteca da Universidade da Califórnia, em San Diego. O design peculiar é obra do americano William Pereira.


4. Biblioteca George Peabody: Fundada no século 19, possui mais de 300 mil itens. Está localizada em Baltimore, Maryland (EUA).


5. Biblioteca do Mosteiro Beneditino de Admont: Construída no século 18, é a maior biblioteca monástica do mundo, com mais de 70 mil volumes e 1400 manuscritos. Está localizada na região central da Áustria.


6. Biblioteca Municipal de Sttutgart: Inaugurada em 2011, é uma das bibliotecas mais tecnológicas do mundo. O espaço tem um café para leitura e uma sala especial para crianças. Está localizada no sul da Alemanha.



7. Biblioteca Estadual de New South Wales: É o acervo público mais antigo da Austrália. Foi fundada em 1826 e tem mais de 5 milhões de volumes.


8. Bibliotheca Alexandrina: Foi inaugurada em 2002, em homenagem à antiga biblioteca destruída na Antiguidade. Possui mais de 300 mil volumes. No prédio, há um planetário, salas multimídia, laboratório de restauração de manuscritos, quatro museus, quatro galerias de arte e um centro de eventos. Localiza-se em Alexandria, a segunda maior cidade do Egito, com mais de 4 milhões de habitantes.


9. Biblioteca Beinecke de Livros Raros e Manuscritos: É o maior prédio do mundo dedicado a fazer a manutenção de documentos raros e manuscritos. Localiza-se na Universidade de Yale, em Connecticut (EUA).


10. Biblioteca da Abadia de Winbingen: Foi inaugurada no século 18. Hoje faz parte da Universidade de Ulm. Está localizada na Alemanha, próximo à fronteira com a França.






11. Biblioteca Pública de Vancouver: É a terceira maior biblioteca do Canadá, com 8 milhões de volumes. Foi inaugurada em 1995. É famosa por seu projeto sustentável e seu telhado ecológico.


12. Biblioteca do Monastério de Strahov: Construída no século 17, tem dois salões principais: o teológico e o filosófico. Guarda mais de 400 mil volumes.








Nenhum comentário:

Postar um comentário