terça-feira, 29 de março de 2011

E SE UMA BOMBA ATÔMICA EXPLODISSE NA SUA CIDADE?



Uma bomba nuclear de apenas um kiloton dentro de uma maleta pode destruir dezenas de quadras no centro de uma cidade populosa. A reação térmica pulveriza a área mais próxima com uma violenta explosão e literalmente queima o que estiver um pouco mais distante.
Mas a destruição não acaba por aí. Neste mesmo cenário a mais leve brisa pode carregar isótopos radioativos, um subproduto da reação nuclear, a dezenas de quilômetros de distância. A radiação causa envenenamento. Quem não morre por causa da pressão da explosão, ou ainda assim não queima vivo ainda pode ser contaminado diretamente ou através da água e alimentos. Caso sobreviva, ainda pode sofrer de câncer e outras doenças ou gerar filhos com graves deformações.
A maior bomba nuclear já testada, a Czar, da extinta União Soviética, se detonada em São Paulo, poderia contaminar praticamente a América do Sul inteira com radiação emitida de uma explosão equivalente a 50 milhões de toneladas de TNT. A reação térmica seria sentida na Angola, do outro lado do Atlântico.

Abaixo você pode detonar qualquer endereço do planeta com os mais diversos tipos de artefatos nucleares já testados. Basta digitar o endereço e clicar em ‘pesquisar’. Abaixo a esquerda selecione a arma de destruição em massa de sua preferência e clique em ‘nuke it’. Nas abas no topo você pode navegar entre a pressão causada, a reação térmica e a dispersão de isótopos radioativos. Divirta-se.
O widget foi criado no Carlos Labs. As fórmulas utilizadas para calcular o resultado que você vê acima tem sua fonte na Federation of American Scientists e Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário