segunda-feira, 28 de março de 2011

TELÔMEROS

Por: Luiz Gustavo M. Figueredo 
(28/03/2011)

Talvez um leigo não tenha noção da complexidade da vida e talvez não atribua o devido tempo para seu entendimento. É um tanto curioso e fascinante, por exemplo, o papel dos telômeros e das telomerases no núcleo celular. Estas enzimas (as telomerases) estão potencialmente em atividade apenas nas células embrionárias, em células germinativas e também nas cancerosas, sintetizando as extremidades da molécula de DNA mantendo a estabilidade dos cromossomos. É disso que falo ! A complexidade destes processos que estão ocorrendo em perfeita sintonia neste momento em nosso corpo. Comece a entendê-los !

O que são os telômeros?


Os telômeros, também chamados de "relógio biológico", são estruturas relacionadas diretamente com o processo de senescência celular. Estudos indicam que os telômeros vão se "degenerando" ao longo do tempo devido à perda de nucleotídeos durante as divisões celulares. Isso ocorre durante a replicação do DNA, onde a DNA-polimerase não consegue se ligar à fita em suas regiões terminais para dar continuidade ao processo. Isso faz com que os telômeros de suas células-filhas sejam um pouco menores. Os telômeros funcionam como um protetor para os cromossomos assegurando que a informação genética (DNA) relevante seja perfeitamente copiada quando a célula se duplica.
Quando uma célula do nosso corpo se reproduz, as células-filhas herdam telômeros um pouco mais curtos. Até certo ponto, a perda de pedaços das pontas dos cromossomos não acarreta nenhum problema à célula, pois os segmentos de DNA que constituem os telômeros não possuem genes. Se as células continuarem a se reproduzir após terem perdido todo o telômero, elas passam a perder pedaços de DNA que constituem os genes; quando isso ocorre, as células formadas não sobrevivem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário