segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O PAI DE TODOS OS CIENTISTAS

Você lê o Genno e Scientia e sabe que atualmente existem muitos cientistas por aí. Mas quem foi o primeiro deles?


Galileu Galilei, no século 17, foi o primeiro a fazer experimentos para comprovar teorias. Pouco depois, Isaac Newton deixou sua marca criando leis da Física. Muito antes disso, lá pelo século 1 antes da nossa era, Pitágoras explicou fenômenos naturais usando a matemática. E, ainda no século 6 antes da nossa era, Anaximandro já havia feito observações importantes sobre o ciclo da água na Terra.

Muitos nomes marcaram a ciência – Galileu, Newton, Pitágoras e Anaximandro são só alguns exemplos. Mas qual deles merece o título de primeiro cientista da história?

Responder essa pergunta não é fácil! Quem defende Galileu como o primeiro cientista argumenta que a ciência é feita a partir de experimentos, atividade a que Galileu se dedicava. Já outras pessoas defendem que a Filosofia estudada na Grécia Antiga também é um tipo de ciência.

“A tentativa de determinar o primeiro cientista da história é um problema que não tem solução!”, diz Marco Braga, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro. “Dependendo do que você entende sobre o que é ciência, essa pergunta poderá ter várias respostas diferentes”.

Segundo Braga, a ciência moderna é marcada pelo uso da experimentação, ou seja, o cientista deve criar uma teoria e testá-la por meio de experimentos. Mas nem sempre foi assim: as teorias criadas na Antiguidade, como a de Anaximandro sobre o ciclo da água na Terra, não tinham como ser comprovadas por meio de experimentos. Será que isso é motivo para não considerar os antigos pensadores como verdadeiros cientistas? O que você acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário