sábado, 3 de dezembro de 2011

10 TRUQUES CIENTÍFICOS PARA IMPRESSIONAR SEUS AMIGOS EM FESTAS


Não queremos ser alarmistas, mas dezembro chegou e, com ele, as confraternizações de fim de ano. Se você não sabe como entreter aquele seu tio que você só vê nessa época do ano ou está cansado de repetir os mesmos assuntos na ceia de Natal, nada tema! Richard Wiseman, o responsável pelo divertido canal do Youtube Quirkology ensina dez maneiras diferentes de entreter seus convidados com o simples uso da ciência. O vídeo, como dá para perceber, está em inglês – mas o Genno e Scientia traduziu todas as dicas para você não perder a diversão. Vamos lá?




1] Acenda uma vela e acenda um fósforo com ela. Depois, assopre e posicione o fósforo perto da fumaça da vela; você vai reacendê-la como se fosse mágica.

2] Coloque cerca de 70 mL de água (ou cerca de 1/5 da capacidade) em uma latinha de refrigerante vazia e posicione como mostrado no vídeo. O peso da água vai permitir que a latinha gire de um jeito misterioso.

3] Coloque uma toalha leve e de pano sobre a mesa e posicione objetos pesados sobre ela. Lembre-se de puxar a toalha verticalmente para baixo, não horizontalmente.

4] Peça para alguém girar o pé direito em sentido horário e, com o indicador da mão direita, desenhar um seis no ar. O movimento do pé vai automaticamente mudar para o sentido anti-horário.

5] Adicione um pouquinho de vinagre branco e bicarbonato de sódio em um medidor. Espere a mistura abaixar, como mostrado no vídeo, e passe a vasilha sobre as velas, como se fosse derramar o líquido nelas. O fogo vai extinguir como num passe de mágica.

6] Diga para alguém colocar a mão sobre a mesa e mexer todos os dedos. Então, peça para a pessoa dobrar o dedo do meio e tentar novamente. Vai ser impossível deslocar o dedo anular.

7] Coloque um palito entre os dentes de dois garfos e posicione o palito sobre o seu dedo indicador, como mostrado no vídeo. Garfos que gravitam, uhu!

8] Esse truque é para os profissionais na arte de jogar bolinhas. Ao fazer a bola quicar no chão e bater na parte de baixo do tampo da mesa, você verá que ela volta exatamente para o lugar onde sua mão estava.

9] Simples e divertido: pegue uma nota, faça duas dobras onde estão o centro dos olhos da figura e pronto, você verá a imagem sorrir ou se enfurecer (sim, funciona com notas de real também).

10] Faça um buraco em uma caixa de fósforos, posicione os palitos como mostrado no vídeo e desafie um amigo a tirar a moeda sem mexer nos palitos. O truque está em acender o centro do fósforo que está colocado na diagonal. Divertido!

E aí, gostou das dicas? Conhece mais algum truque de mágica interessante? Conte para a gente nos comentários! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário