terça-feira, 25 de outubro de 2011

OS 10 CIENTISTAS MAIS MALUCOS DO MUNDO



Fonte: LiveScience


Uma listagem dos cientistas mais “malucos” da história. De moderadamente excêntricos a completamente doidos, esses nerds super-inteligentes viveram e criaram um mundo próprio onde o que para muitos era impensados, para eles era uma coisa corriqueira.

10. Johann Konrad Dippel


Nascido e criado no “Castelo Frankenstein” na Alemanha. Sim, tal castelo existe. Este alquimista do século XVII ficou famoso pela invenção de um dos primeiros corantes sintéticos do mundo, mas ficou mais comentado ainda pela sua busca de um elixir da imortalidade. Reza a lenda que ele fazia experimentos em cadáveres, o que teria inpsirado Mary Shelley a criar seu lendário personagem que leva o nome do castelo

9. Wernher von Braun


Aos 12 anos, um intrépido Wernher carregou seu trenzinho com algumas espuletas e atirou através de uma lotada rua alemã. Era o sinal do que estava por vir. Ele foi o mentor por trás do programa de mísseis V-2 de Hittler. Foi levado aos Stats como prisioneiro de guerra e acabou se tornando o campeão da exploração espacial e lunar. Enquanto levava as pessoas a Lua, aprendeu com maestria a arte do mergulho e da filosofia.

8. Robert Oppenheimer


A cabeça por trás do Projeot Manhattan nunca foi discreto sobre suas idéias em comum com o socialismo e seus sentimentos conflitantes sobre a queda de bombas atômias, e acabou sendo privado de seu poder acadêmico e político por isso. Apesar dessas controvérsias, ele foi lembrado pelos seus estudantes como o cara que aprendeu Alemão e Sânscrito só por aprender, e citou um texto Hindu na primeira visão de um teste atômico.

7. Freeman Dyson


Respeitado físico nuclear e escritor, Dyson estrela como o sonho de um escritor de ficção científica. Em 1960, ele nutria a idéia de que, no futuro, os seres humanos precisariam construir um envólocru artificial, agora chamado de Esfera Dyson, que circularia todo o sistema solar, fazendo máximo aproveitamento da energia do Sol. Freeman também acredita completamente em vida extraterrestre e acha que eles faão contato nas próximas décadas.

6. Richard Feynman


Parte do grupo de gênios por trás do Projeto Manhattan que desenvolveu a bomba atômica, esse físico acabou se tornando um dos mais importantes cientistas da segunda metade do século XX. Ao contrário dos rígidos e cisudos professores, esse espírito livre explorava música e natureza, decodificava hieróglifos Mayas e praticava a arte de abrir fechaduras e cadeados em seu tempo livre.

5. Jack Parsons


Enquanto Parson não estava ocupado sendo co-fundado do Laboratório de Jatos de Propulsão, ele estava praticando magia e se proclamando o anti-cristo. Esse misterioso bad boy do programa espacial americano não tinha educação superior, e ainda conseguiu desenvolver um combustível para foguete que levaria os States da Segunda Guerra ao espaço. Tragicamente ele acabou se explodindo durante um experimento de laboratório em sua casa, em 1952.

4. James Lovelock


Um cientista ambientalista moderno e inventor da Hipótese Gaia do mundo-como-superorganismo tem falado sobre previsões de mudanças climáticas mundiais por décadas já, muitas das quais se tornaram realidade. Ele não fica tímido a falar sobre previsões muito pouco favoráveis. Dada a crise global atual, uma morte em grande escala de certa de 80% da humanidade até 2100 é inevitável, ele acredita.

3. Nikola Tesla


Telsa que levou crédito pela invenção do rádio sem fios e o gerador de corrente alternada, que gerou a era da eletricidade, nasceu durate uma (pasmem) violenta tempestade elétrica em 1856. Ele também era conhecido pelo seu gênio maníaco que dormia pouco e adorava fazer um showzinho, geralmente usando seu corpo como condutor em demonstrações públicas.

2. Leonardo da Vinci


Entre a arte e a ciência. Enquanto pintava mostrando as maiores obras de arte da Renascença, Leonardo da Vinci de alguma forma ainda conseguia encontrar tempo para canalizar sua excentricidade interior. O lirvo de rascunhos do cientista italiano, é uma terra da fantasia de máquinas fantásticas e designs brilhantes, muitos dos quais nunca poderiam ser realizados e alguns que seriam construídos séculos mais tarde, como seu rudmentar helicóptero.

1. Albert Einstein


Não foi só no cabelo de cientista maluco que ele acertou. Uma das mentes mais reverenciadas do último século, Eisntein transformou a física para sempre com idéias de sua cabeça sobre teorias da relatividade, e fez enormes contribuições para os campos gravitacionais e teorias quânticas. Ele também gostava de velejar em águas calmas e sem vento “só pelo desafio”. O mais genial de todos e também um dos mais loucos. Seria coincidência?

Nenhum comentário:

Postar um comentário