quarta-feira, 16 de maio de 2012

ANDANDO PELA QUARTA DIMENSÃO

O presente que vivemos hoje é um de muitos que foram possíveis, presente esse moldado pelas nossas escolhas e pelas circunstâncias que nos cercaram. Todos os dias fazemos escolhas, todos os dias seguimos por um caminho diferente em algum lugar. Algumas escolhas são triviais como decidir o que almoçar ou qual caminho pegar pra ir pra casa, outras nem tanto quanto decidir deixar o país ou casar. O fato é que, embora muita coisa esteja fora do nosso controle, a nossa vida ainda é largamente decidida por nós mesmos, as oportunidades se apresentam e cabe a você decidir, antes que decidam por você.



Certas vezes eu me pego pensando em como seria se eu tivesse tomado decisões diferentes. Onde eu estaria, o que eu estaria fazendo, qual seriam as minhas condições financeiras. As combinações são inúmeras, e as possibilidades praticamente ilimitadas. Mas, como a segunda lei da termodinâmica nos ensina, o tempo flui apenas em uma direção, irreversivelmente, e não há como voltar e fazer algo diferente. E ainda se fosse possível, há teorias que dizem que nada se alteraria no nosso presente, apenas mais um de infinitos universos paralelos seria criado. No fim das contas, só resta conviver com o peso das nossas decisões e usá-las como informação para as próximas.

Quem sabe se eu tivesse a oportunidade eu voltaria no tempo e trocaria algumas decisões, só mesmo pra ver o que poderia acontecer, por pura curiosidade. Mas no fim das contas eu não mudaria o meu próprio presente, pois por mais que eu me arrependa de algumas decisões, foram elas que me trouxeram ao que eu sou hoje.  Viver no passado só serve mesmo pra sentir saudade dos "bons tempos", remoer antigas mágoas e lamentar antigos erros. Pra que alguma mudança seja efetiva, é preciso agir no dia de hoje. Neste exato momento.

Agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário