quarta-feira, 2 de maio de 2012

MASCAR CHICLETE PREJUDICA SEU RACIOCÍNIO

Ao que tudo indica a ideia de que o hábito aumenta sua concentração não faz sentido


Uma pesquisa anterior feita pela Universidade St. Lawrence mostrava que mascar chiclete aumentava sua concentração e, por consequência, dava uma ajuda na hora de resolver problemas de matemática. Se você passou a adotar esse método na hora de fazer contas, no entanto, é bom repensar o hábito: um novo estudo revelou que isso pode prejudicar enormemente a sua memória de curto prazo. 

Para chegar a essa conclusão, cientistas da Universidade de Cardiff pediram que grupos de voluntários (mascando chiclete ou não) fizessem uma série de desafios que envolviam a capacidade de lembrar listas de números ou de palavras. Foi assim que os pesquisadores perceberam que a goma de mascar nos faz esquecer itens ou misturar a ordem deles. 

Enquanto os cientistas de St. Lawrence acreditavam que o movimento de mastigação contínuo fazia com que mais sangue fosse bombeado para o cérebro, o estudo de Cardiff mostra que uma ação periódica como essa acaba confundindo nossa habilidade cognitiva. Quer um exemplo? Tente gravar um número de telefone em sua memória. Agora tente fazer a mesma coisa com outra sequência de números enquanto bate seu dedo indicador repetidamente na mesa. Sentiu a diferença?

Nenhum comentário:

Postar um comentário