quarta-feira, 16 de maio de 2012

VAI TOMAR UM INJEÇÃO? ENTÃO NÃO OLHE PARA A SERINGA

Estudo comprova o que todas as mães do mundo já sabem: o que os olhos não vêem a pele (quase) não sente


Segundo uma pesquisa da Universidade Charité, em Berlim, se você olhar para o outro lado na hora de tomar uma injeção vai sentir menos dor. O motivo? Expectativa. Ao olhar para a agulha você espera uma dor muito maior do que, em teoria, sente, ativando todo o seu sistema nervoso.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram como voluntários se comportavam ao assistir um vídeo de uma mão sendo picada com uma agulha, sendo tocada com um cotonete ou de uma mão ‘solitária’. O truque é que a tela onde esse vídeo era mostrado estava posicionado estrategicamente sobre a mão do voluntário e ele levava um leve choque na hora do possível toque, dando a impressão de que tudo aquilo acontecia com ele.

Ao fim da experiência, as pessoas disseram que sentiam níveis maiores de dor quando levavam o choque ao mesmo tempo em que a tela mostrava uma mão sendo picada por uma agulha – mesmo que o estímulo elétrico fosse o mesmo do que em voluntários que viram a cena do cotonete ou da mão ‘solitária’.

Os especialistas esperam usar essas descobertas em novas abordagens médicas para ajudar pacientes a lidar melhor com a dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário